sábado, 14 de abril de 2012

Filmografia Centenária: Titanic - Parte I

Imagem do site: Titanic Universe

Há quase um século, o Titanic realizava sua primeira e única viagem, partindo de Southampton, na Inglaterra o RMS Titanic teria como destino New York, nos EUA, mas a viagem dos sonhos, no chamado navio dos sonhos, tornou-se um terrível pesadelo para mais de 1.500 almas. Essa história já é bem conhecida, e mesmo assim, querendo ou não, o maior e mais luxuoso transatlântico do mundo naquela época, ainda exerce grande fascínio em nossos dias. Fascínio que vai além de sua incontestável beleza ou de suas colossais medidas, além do desastre, do drama humano e dos mistérios que o cercam. O fascínio deve-se ao fato de que o tempo o fez inesquecível e ao recontarmos a sua história estaremos apenas reafirmando que ele é de fato insubmergível e nesses cem anos, o cinema contribuiu para que essa ideia ganhasse força. Nestes cem anos o cinema utilizou a história do Titanic como plano de fundo para fazer um retrato por vezes positivo outras vezes não tão positivo assim de três diferentes épocas, sociedades, sonhos e conflitos. Durante a chamada Belle Époque os relatos sobre o naufrágio serviram para criar inúmeras propagandas racistas e antifeministas; após a Segunda Guerra os filmes, os seriados e os especiais de tv afirmavam que o naufrágio do Titanic significou o fim de uma era repleta de valores positivos (nobreza e cavalheirismo) e grandes expectativas. Já em finais da década de 90, a tragédia serviu de inspiração para romances ficcionais, não só nas telonas, como também, na literatura. Hoje às vésperas do centenário do naufrágio, especiais de tv inéditos prometem prender a atenção do público por apresentar novas teorias e possíveis respostas para os acontecimentos daquela noite em que o Titanic colidiu com um iceberg e em menos de três horas depois, acabou engolido pelas águas geladas do Atlântico Norte. A seguir vocês podem conferir informações, imagens e vídeos dessa filmografia centenária.

Saved From The Titanic


Saved From The Titanic (Salva do Titanic) foi lançado um mês após ao desastre. Ele é baseado nos relatos da jovem atriz Dorothy Gibson, que acabou por interpretar sua própria história além de ser responsável pelo roteiro que narrava aquela experiência dramática. Este filme teve apenas duas cópias e segundo informações, ambas foram perdidas devido ao incêndio nos Estudios Éclair, em 1914.

Direção: Étienne Arnaud
Roteiro: Dorothy Gibson
Elenco: Dorothy Gibson, Alec B. Francis, Julia Stuart, William R. Dunn, John G. Adolfi and Guy Oliver.
Origem: Estados Unidos
Gênero: Drama/Curta
Idioma: Mudo com alguns subtítulos em inglês
Duração: 11 min
Lançamento: 1912
Trailer: Inexistente

In Nacht und Eis



In Nacht und Eis (Na Noite e no Gelo) é um filme alemão, produzido alguns meses após o naufrágiu do Titanic. Os efeitos especiais principalmente do momento em que ele (de brinquedo) choca-se com o iceberg (bloco de gelo em um pequeno lago) são primitivos comparados com efeitos do século XX e XXI, no entanto eram de impressionar pela ousadia e criatividade da época. Já as cenas internas foram gravadas em estúdio e segundo algumas informações a bordo de um navio de luxo alemão com a ajuda de milhares de litros de água fornecidos pelos bombeiros. Em 1914 o filme foi considerado perdido, como a maioria dos filmes mudos da época, mas algumas décadas mais tarde um colecionador alemão encontrou-o esquecido em sua coleção.

Direção: Mime Misu
Roteiro: Mime Misu
Produção: Continental Films de Berlim
Elenco: Waldermar Hecker, Mime Misu, Ernst Ruckert, Otto Ripper
Gênero: Drama
Origem: Alemão
Idioma: Mudo c/ intertítulos em alemão
Duração: 35 min
Lançamento: 1912
Trailer: Indisponível

In Nacht und Eis , Na Noite e No Gelo - On Line



Atlantic



Atlantic/Titanic, Disaster In The Atlantic é a primeira produção cinematográfica falada sobre o Titanic. Este filme é baseado na peça famosa de Ernest Raymond, contava a história de um navio supostamente indestrutível (inafundável) que teve seu destino selado ao bater em um iceberg. O filme usou relatos de testemunhas para retratar o navio, a viagem e seu trágico acidente como se fosse um documentário vivo e recebeu inúmeras críticas do donos da White Star Line por ter explorado detalhes do navio e do acidente que nunca antes foram relatados trazendo a tona questionamentos e muitas lembranças, por isso o filme sofreu alguns processos e os produtores tiveram que mudar o seu nome.

Produção: Ewald André Dupont, John Maxwell e James Scura
Direção: Ewald André Dupont
Roteiro: Victor Kendall e Ernest Raymond
Origem: Reino Unido (UK)
Elenco: Franklin Dyall e Madeleine Carroll
Gênero: Drama
Duração: 85 min
Idioma: Inglês
Lançamento: 1929
Trailer: Confira!
Assista Atlantic On Line:



Por HCA®™

Nenhum comentário: